sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Caminho das Chinas (nova novela das 8) hehheheheheh

Oi povo do Brasil, como estao por ai?
Ate que enfim resolvi criar esse blog e facilitar a minha vida e a vida de voces tambem.

Como surgiu essa oportunidade eu nao sei, o fato eh que estou em Taiwan ha quase 3 semanas e ja estou aproveitando o que este pais tem a me oferecer.

Neste primeiro capitulo vou contar como essa historia começou, desde o aeroporto de Porto Alegre ate a minha chegada em Taiwan.


Pois entao:


tudo começou no dia 9 de setembro. As 7 e 30 da manha era o horario do meu voo de Porto Alegre rumo a Sao Paulo. Cheguei no aeroporto de Porto Alegre, me despedi dda mariana e da mae, aquela choradeira toda, mas o pesar da despedida estava dividao com o sentimento de ali, estar começando a minha jornada para Taiwan. Era uma mistura de tristeza, dor, saudade antecipada misturado com felicidade, exitaçao pelo novo, pelo desconhecido.
Embarco no aviao, aquele medo, primeiro vez num aviao, frio na bariga e tal, nao, nada disso aconteceu, pelo contrario, e muito bom voar, voo tranquilo, adorei, muito bom.
Chegando em Guarulhos, larguei os 250kg de bagagem q eu tava levando (brincadeira) no lugar pra deixar a bagagem, peguei o bus e me mandei pra Sao Paulo, por que tinha que fazer a entrevista e SE FOSSE ACEITO, pegar o meu visto. Sim, se o china la do Escritorio de Taiwan nao fosse com a minha cara, eu iria volta pra casa, fim do intercambio, e ia perde toda a grana das passagens, seguro e mais um monte de coisa.
Desço na avenida paulista, ta o rafa la me esperando pra me levar pra Embaixada. Chegamos la, veio um chines de 1 metro e meio faze a entrevista e querendo me cumplica a vida. Ele nao falava quase nada em portugues, eu nada em chines, dai tu imagina o que foi a entrevista. Eu so dizia que tava indo pra Taiwan fazer um intercambio e ele dizia que eu nao podia trabalhar. No fim das contas ele carimbo meu passaporte e liberou o meu visto.
Com o visto na mao, a cueca quase suja e o sorriso no rosto, o rafa e eu fomos pra rodoviaria do Tiete (que locura aquela rodoviaria) almoçar e mata tempo por la. Meu voo saia so as 6 da tarde entao como o rafa tava por ali chutando moita que nem eu, resolvemos ficar pela rodoviaria mesmo.
Dai eu me lembrei que o bruxo aqui de Taiwan tinha me pedido pra levar um presente pro meu chefe. Perambulando pela rodoviaria a gente achou uma loja de chocolate e de primeira vista pareceu um boa ideia(mas nao foi), ainda mais com a engrupida que a mulher da loja me passo: `nao tem problema tu levar uma caixa de chocolate pro outro lado do mundo, o que estraga o chocolate e o calor, na bagagem ele vai estar seguro`. Idiota eu, comprei a caixa de chocolate e peguei o bus de volta pra Guarulhos.
Fazendo um adendo aqui, rafa, te devo a minha vida, por que se nao fosse por ti, estaria nessa altura do campeonato, perdido em Sao Paulo ainda. Valeu meu rei. que delicia ahahah.
Em Guarulhos peguei de volta a minha bagagem, fiz o check in e fui pegar meus dolares pra viagem. Isso era umas 3 e 30 da tarde e eu nao tinha mais nada pra faze. Juro , acho que dei umas quatro volta em todo aquele aeroporto, conheci todos os canto daquele lugar, do portao A ao D. Dai era umas 4 e meia, cansado e com fome, parei pra come e fiquei olhando os avioes na pista decolando e aterrizando. Adorei esse negocio de aviao, aeroporto, muito massa. Passado um tempo, senta no meu lado uma senhora que iria pro Canada (muito querida a veia), a gente fico conversando sobre viagem e o legal de viajar e conhecer outros lugares.
Chegando a hora de ir pro portao do meu voo, antes vou no banheiro e na hora de lavar as maos, guri do interior ne, nao sabe como as coisas funcionam na capital, nao achava jeito de faze a torneira funciona e nessa hora eu ja tava com as maos toda ensaboada. Dai eu muito esperto fiquei enrolando ali ne, esperando chega alguem e eu ve o que ele iria fazer. Nisso chego um cara do meu lado e fez alguma coisa na torneira e fez ela funciona e eu muito esperto fiz o mesmo, mas nada aconteceu. Fiquei olhando pra ele de novo, acho que ele ate acho que eu queria alguma coisa com ele, e nada de eu descobri como funcionada a bendita da torneira. Ate que chegou um bruxo la que devia ta vendo o meu dilema e me mostrou como era. Passou a mao (opa) na frente da tornei e, enfim e aprendi a lavar as maos.
Passado o momento `passe vergonha na sua primeira viagem` , fui pro portao do meu voo, e ate que um dia, a minha viagem esta começando.
No aviao, chego na minha poltrona, ja tinha um cara sentado na poltrona ao lado da minha, e eu no melhor do meu ingles, largo, Hi, how are you? (Oi, tudo bem?) e ele me responde, Fine (estou bem). e continuamos a coversar um poucoem ingles. Dai eu pensei `que joia, sentei no lado de uma pessoa que sabe falar ingles, parece ser legal e qualquer coisa ele me ajuda`. La pela metade da viagem descobri que ele era brasileiro e morava no Rio ahuahuaua.
O voo foi tranquilo, mas nao conseguia dormi direito, mas ate entao tava tudo tranquilo, fiquei ouvindo musica, vendo filme e enfim chegamos na Africa do Sul.
O aviao aterrisou no aeroporto de Joanesburgo era umas 7 e 30 da manha, desci do aviao e um baita frio por la, ainda bem que eu tava todo entroxado de roupa.
O aeroporto de Joanesburgo e muito massa, cheio de lojas e cafes, restaurantes. O mais legal e que do lado da loja da Ferrari, comprei muita coisa la (esse compro ahahaha) tem loja de roupa tradicional da Africa. E uma mistura, ali em Joanesburgo sim eu pude ver gente de tudo que eh lado do mundo. Tinha gente da Africa com roupas tribais eu acho (aqueles vestido coloridos), tinha arabe, tinha mulçumano, oriental, Brasileiro, Paraguaio (e verdade, tinha um casal com o passaporte do paraguai), Europeu, gringo, muito legal mesmo o aeroporto.
Mas primeiro, antes de passear pelo aeroporto, fui me informar onde era o portao do meu voo, qual voo, essas coisas. Passado essa parte, fui conhecer o aeroporto. Visto tudo, fui num cafe, tomei um capucino e fiquei vendo os avioes pousando e aterrisando. Matei mais um tempo por ali e fui almoçar.
Era uma hora da tarde, ja tinha almoçado e meu voo era so as 5 da tarde, sem nada pra fazer, comecei a sentir os efeitos de uma viagem sem dormir e do fuso horario. O resultado foi que coloquei o relogio pra despertar ali pelas 3, arrumei um banco, acomodei minha mochila como travesseiro e dormi ali mesmo. Acordei assustado com um mulçumano do meu lado, rindo pra mim ou de mim, nao sei (certo que ele me sacaneou, certo).
Fui pro portao de embarque do voo, esperei um tempo e logo ja estava partindo pra Hong Kong.
Nessa parte da viagem consegui dormir, tambem tava podre de sono. So me acordava pra come quando as aeromoças passavam pelos corredores na hora da janta e do cafe da manha.
Dessa vez, no me lado tava sentado um senhor que eu acho que e de Taiwan, por que ele tinha uma sacola com o nome de uma loja daqui. Esse senhor nao sabia uma palavra em ingles, e na hora da janta, quando a aeromoça passou oferecendo as 2 opçoes do cardapio (frango ou carne de gado) ele nao respondia nada, claro, nao entendia nada, e dai ela pedia o que eu queria, entregava a minha refeiçao e dai ele sabia do que se tratava e fazia um sinal de positivo. Muito engraçado esse china. Ele tentava coloca algum filme pra ver, mas nao sei por que, ele nao entendia nada, acho que fica vendo as figuras so.
Dai na aterrizagem do aviao, começou a me doer o ouvido direito, bah, parecia que ia estoura meu timpano. Resultado, cheguei no aeroporto e sempre me direcionava pra falar com as pessoas pra pedir informaçao com meu lado esquerdo, por que nao conseguia escuta com o lado direito auhauih.
Cheguei na China era 11 e pouco da manha. O aeroporto de Hong Kong e muito massa tambem, muita gente, so china por la, tudo de olho puxado e uns africanos, europeus e outros diferentes, mas poucos. A maioria era chines.
Como nas outras vezes, fui me informar onde era o meu portao de embarque. Como meu voo era a 1 e 30, nao pude ficar passeando muito pelo aerporto. Entao fui procurar um lugar onde poderia acessar internet, pois em Joaneburgo eu nao tinha achado. Mandei um email pra veia (bjo mae), dizendo que tava bem e outro email pro Kent, o cara que ia me buscar no aerporto de Taipei em Taiwan. Nesse meio tempo, enquanto escrevia meus emails e tomava um cafe, chegou uma mulher falando um monte de coisa pra mim, eu nao entedia nada e fiquei meio assustado, por que pensei `puta merda, ja fiz cagada aqui na china e to sendo preso`. Dai ela pediu pra uma guria do meu lado pra falar comigo, acho que traduzir pro ingles, a guria nem deu as horas pra essa mulher. Dai ela voltou a falar comigo e dizia em ingles `ticket` (passagem aerea) e nao entendia o que ela queria, ate que eu mostrei pra ela o meu bilhete aereo e ela fez um sinal, como se dizesse `tu ja tem passagem aerea`. Depois eu entendi que ela queria me vender passagem aerea sei la pra onde.
Passado isso, fui pro portao de embarque e ate que enfim, estava quase no final da viagem. Era meu ultimo aviao dos quatro que eu ao total voei.
O voo de Hong Kong pra Taipei foi rapidinho, sem problema nenhum. Cheguei em Taipei era uma 4 horas da tarde, um calor desgraçado e eu todo cheio de casaco.
Peguei minha bagagem e fui esperar o Kent vir me buscar. Fiquei esperando no saguao de desembarque e nada do cara aparecer. ja tinha passado uns 30 minutos e resolvi ligar pra ele. Ele me disse que eu disse o dia errado de desembarque e que ele ficou surpreso quando recebeu o email dizendo que eu ja estava em Hong Kong e que ja estava por chegar em Taipei. No fim das historias ele ainda tava saindo de Taichung, meu destino final, cidade onde to agora, e que levaria mais uma hora e pouco pra chegar no aeroporto. Fiquei esperando, passado uma hora e pouco ele chegou, a gente pegou o onibus de volta e pra Taichung.
Passado 2 horas chegamos em Taichung, um calor do inferno, umido, lotado de gente por tudo que era lado, o transito uma locura e eu cheio de bagagem, de casaco, moleton e calça jeans. Paguei meus pecados nessss primeiros minutos em Taiwan.
Fomos pra casa dele e la tinha mais 2 gurias da Aiesec nos esperando. Larguei minhas mala la, e fomos jantar. Comi noudles (famoso macarrao deles aqui) temperado ate nao pode mais e tomei um cha muito estranho, com leite e umas frutinha la.
Voltamos pro ap dele, tomei banho e ate que enfim, Deus seja louvado, consegui dormi.
Bom, esse pequeno texto e a historia desde o Brasil ate o primeiro dia aqui em Taichung, contando um pouco das coisas que eu passei nos aeroportos e tudo mais.
Agora, daqui pra frente, vou tentar postar sempre um pouco cada dia, pra nao ficar cansativo demais, contanto as novidades, como esta sendo meu trabalho, minha familia na qual estou morando, as diferenças entre Brasil e Taiwan, e tudo o mais que se passa comigo por aqui.
Te mais. Bjos a todos. A saudade e grande.
Amo todos voces. te Amo mae.

3 comentários:

  1. oshOAUSHauhsAOUISHIAHS, mto massa meu! mto massa mesmo! Caso você precise de algum guia de como se comportar na china, eu posso te passar alguma coisa por email. São várias coisas com as quais vc tem q cuidar, forma de cumprimentar, forma de se alimentar, tudo etiqueta, geralmente é necessário pois algum costume nosso pode ofender outros povos. Boa sorte em sua jornada matheus e continue escrevendo que eu aposto que vai ser uma aula pra todos nós quee estamos aqui no Brasil (e continue escrevendo neste tom de comédia, pq ficou melhor ainda)

    abraaaço!!

    ResponderExcluir
  2. Badinhaaaaaaaaa!!!
    Adorei!!! Muito legal, parece que estava te ouvindo contar td isso.
    Beijo Grande.
    Te amo
    Saudades

    Laura

    ResponderExcluir
  3. amoreeeee
    eu ri... eu chorei lendo... fiquei imaginando cada cena... nossa que coisa ímpar que tu está realizando na tua vida. Eu to muito feliz por ti... isso que só se iniciou essa jornada...
    Os china são os melhores hehehe
    Te amooo
    beijo

    ResponderExcluir