domingo, 27 de setembro de 2009

Minha hostfamily

Eh o seguinte, este post eh sobre a familia que esta me hospedando aqui. Ela eh formada por 7 pessoas mais eu. Da mesma forma como falei no post anterior, essa familia segue a risca o negocio de tradiçao. Entao minha hosfamily eh formada pelos avos, o filho deles e sua esposa, os dois filhos deles, um outro filho dos veio e eu. Todos sao muito atenciosos e sempre preocupados comigo, claro que cada um da sua forma, senao vejamos (mandei bem no senao vejamos neh, to lendo muito).

Os pais, as crianças e o tio conseguem entender um pouco de ingles. Entao falando devagar e frases curtas e faceis nao tem erro. Os dois pias falam bem e entendem quase tudo que eu falo (botei banca agora neh) e os velhos nao sabem nada de ingles.

Entao, começando pelo tio, nao tenho ideia o nome dele, na verdade nao sei o nome de ninguem, eh muito cumplicado os nomes e a pronuncia dos nomes, entao larguei de mao e provalvemente nunca saiba os nomes de ninguem aqui em Taichung. Bom, o tio trabralha o dia todo, pelo menos eh o que parece, nem tenho muito contato com ele, mas eh meio quieto e fica na dele sempre.

Os pais sao legais, mas tambem tao sempre trabalhando, vejo mais eles nos fins de semana quando eles saem com os filhos, vao jantar e passa o fim de semana em outra casa e dai eu vou junto com eles ( nao sei por que tem 2 casas). Enfim, sao bem legais.

Com quem eu tenho mais contato eh com os filhos e os avos. Dos filhos, o primeiro eh meio metido a besta. Ele tem 13 anos e soh por que manda bem no ingles acha que pode me sacanea. Nao, esse fim de semana a gente foi almoçar num restaurante e depois fomos num loja que vende sobremesa. Beleza neh, me perguntaram se eu gostava de doce, se no brasil tinha, ja comecei a ve o tom do deboche, `como que nao vai te doce no Brasil, pia idiota,` me deu vontade de fala isso pra ele, dai a gente foi nessa tal de loja de doce e serviram um potinho e uma colher pra cada um, dai o pia me larga `agora tu pega a colher, pega o doce e come`. eu respondi um sonoro `eu sei` pra ele, (na verdade a minha intençao era dizer outra coisa, tipo nao, vo enfia no ..`). Mas valeu igual, por que o pai dele disse alguma coisa pra ele em chines, baxo a bola do pia. Fico um anjo o resto do dia. O outro guri tem 10 anos, esse eh normal, e ate gosto dele, por que ele me conta as coisas, traduz o chines e me mostra e me diz o que eh os lugares e as coisas que a gente ve na rua e tal. Os dois guris tem um ingles muito bom e sao muito inteligentes, so o mais velho que eh metido a besta, vo boxa aquele pia...brincadeira
E por fim os avos, nao falam uma palavra em ingles e eu nada em chines, entao tu ve no que da as nossas conversas, pior que com aquele chines xarope que quase nao liberou o visto pra eu vir pra Taiwan. Bom, apesar de nao falarem nada, sao muito legais e tambem estao sempre preocupados comigo, a gente conversa por gestos, principalmente com o veio. Sempre que termina qualquer refeiçao aqui, a familia vai pra sala e come alguma fruta ou doce. Ja experimentei um doce de feijao, tipo um bolinho com recheio de feijao (muito estranho), goiaba com sal, e outras frutas comuns ai no Brasil. Eles ou acham que eu como muito ou que passo fome por aqui ou as duas coisas, por que sempre que descascam alguma fruta, a metade eh pra mim. E geralmente eu e o veio terminamos o jantar primeiro, entao vai eu e ele pra sala, sem fala uma palavra a gente vai se comunicando, ele sempre perguntando se tem tal coisa no Brasil, tipo fruta, ou esse tipo de comida, qualquer outra coisa, dai quando eu to cheio e nao aguento mais come, falo pra ele `I am full` (eu to satisfeito) e passo a mao na frente da barriga dai ele para de me oferece comida.
O veio eh meu parcerao. Sexta de noite a gente foi perto da casa ver umas apresetançoes que estavam acontencendo no bairro, eh tipo uma mostra de talentos das pessoas do bairro e tal, bem legal. Tinha uns que cantavam, outros mostravam passo ou sei la o que de Kung Fu e mais um monte de coisa. Dai entao saiu eu, os guris e o veio. Que figura o veio, coloco umas bermuda centro o peito, uma camisa e um bone pela metade da cabeça pra completa o figurino. Sempre com um sorriso no rosto. Foi uma boa oportunidade pra conhece as pessoas daqui e as danças e musicas...

Bom, agora sobre a casa da familia, eh tipo apartamento, tem 3 andares, mas eh bem extreito o predio e fica a uns 10 minutos da escola eu indo de bike. No primeiro andar eh a cozinha, sala e onde ficam as bicicletas e motos. Eu fico no segundo andar. Tem um quarto bem grande e um banheiro soh pra mim. O guarda roupa eh tipo uma barraca. Tem armaçao de plastico e por fora eh uma capa. Pequeno mas coube tudo que eu trouxe pra ca. Minha cama deve ter 1 metro e uns 70 cm, ou seja, sobra uns 20 cm de canela pra fora da cama e o pior vem agora, como falei antes, essa familia eh bem tradicional e tal, e a tradiçao das familias de Taiwan diz que nao pode ter colchao e a pessoa nao pode ter um bom sono (essa ultima parte eh mentira, mas pra mim eh a mais pura verdade). Nesta casa o meu colçao deve ter 1 cm e meio de espessura e na outra casa, eu durmo na madeira e o doidao do pia mais novo, nessa outra casa, ele dorme no chao e acha bem bom, soh pode ser loco.


Por fim, so esclarecendo algumas coisas:
Primeiro, ainda nao me encontrei neste teclado, aqui nao existe acento nem aspas nem til, demorei uma semana pra descobri o Ç e uns 10 dias o ?. Entao me perdoem os erros de portugues e tudo mais.
Segundo, no começo eu perguntava pras pessoas repetirem quando nao entendia ou quando me esquecia de alguma coisa, tipo nome das pessoas, endereço, por que a minha familia tem 2 casas, enfim, agora parei de pedir pra repetir, vai que acham que eu soh meio lento, tudo bem eu soh meio lento, mas vai que pensam que eu tenho problema neurologico, entao resolvi presta atençao na primeira vez, se nao entendo nao pergunto mais.

Acho que por hoje eh soh.

Bjos a todos, te amo mae.

saudades.

6 comentários:

  1. cara, qndo o véio aponta e pergunta se tem pão aqui tu diz: mallet! the beeeeest of the wooooorllllllld AEHRUIAEHRA se cuida ai meeeeeu! abraço farelo!

    ResponderExcluir
  2. hiuahuiahuaihuiahiua
    adorei ler!!! Muito legal
    O velhinho deve ser bem amorzinho mesmo!!!
    :)
    Beijooooooooooo
    Saudade

    ResponderExcluir
  3. hahha
    1º cala boca guiiiiiii... intestino sensivel
    Badinha, posta mais vezes, só assim pra me fazer rir e me distrair do TCC... mto bom
    Eu fiquei imaginando o velhinho, sera q ele é parecido com aquele q treinava o van dame no dragao branco?? hahahaha
    Eu assisti Kung fu panda... mto chinaa meuu bem tri...
    E fala sááááiiii pra la pra esse teu irmao do meio...
    beijoooo

    ResponderExcluir
  4. só imagino a cara do velhinho... body gesture is working out, man...
    take care...
    see ya

    ResponderExcluir
  5. ééé tu nao é lento!!! Mas pra fala das chinesa tu ja demoro muito hauahuiahuha
    beijo minha flor

    ResponderExcluir
  6. "a tradiçao das familias de Taiwan diz que nao pode ter colchao e a pessoa nao pode ter um bom sono (essa ultima parte eh mentira, mas pra mim eh a mais pura verdade)"

    hahhahahaha eu juro que quando eu li "pessoa nao pode ter um bom sono" eu comecei a revisar todos os meus conhecimentos sobre a cultura chinesa hahahahaha SEU SEM NOÇÃO!! :P

    ResponderExcluir