segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Passados quase 2 meses aqui em Taiwan, ja posso dizer que me considero independente por aqui. Ja vou pra casa, pra biblioteca, supermercado, Fengchia University. Enfim, to começando a me orientar melhor por aqui. Mas nao eh por isso que eu deixo de fazer bobagem.

No começo eu nao ariscava ir pra escola ou mesmo voltar pra casa sozinho. Durante uns 10 dias sempre segui os outros estrangeiros. Pra onde eles iam, eu ia junto.
Ai pela terceira semana, depois de um esforço enorme pra recordar o caminho entre a minha casa e a escola, comecei a me aventurar a ir pra escola sozinho e depois ja ia ate no mercado que fica perto daqui. Mas nao tem como nao se perder, primeiro por que as ruas sao muito parecidas, nessa regiao entre a minha primeira casa e a escola as ruas sao estreitas, movimentadas, cheias de motos e com os predios mais ou menos todos iguais. Resultado, me perdi 2 vezes entre o caminho de casa e a escola, mas como eu conheço melhor essa regiao, dei umas voltas e acabei achando o caminho certo.
A terceira vez foi um pouco pior, nao foi perto de casa e eu nao tinha a minima noçao de onde eu estava. Eu, Isabel (colobiana) e o casal de gringos nas quinta feira temos aula de chines na Fengchia Universidade, uma puta universidade que tem aqui na cidade e que eh longe uma barbaridade. A aula começa as 5 e vai ateh as 7 e depois a gente fica por la pra jantar, pois do lado da universidade tem o que eles chamam de Night Market, que eh uma locura, eh um monte de loja e restaurante e gente e moto pra tudo que eh lado. Bom, Acho que la pela quarta vez que a gente foi pra essa aula, na volta, todos de bike, em fila indiana, eu tava por ultimo por que minha bike tem lanterna pra chama a tençao dos carros. Entao, tava nos la, voltando pra casa e eu invento de para por 5 segundos pra largar nao me lembro o que numa lixeira. Quando eu volto nao encontro mais eles e o pior eh que eu nao me lembrava o caminho, mas ateh ai tava tudo beleza neh, soh continuei no mesmo caminho pensando que eles deveriam ta um pouco mais na minha frente. Dai cheguei num cruzamento e nao eoncotrei eles e nao vi eles pra nenhum dos lados. Na duvida eu segui reto e continuei pedalando mais uns 5 minutos num ritmo forte pra tenta alcançar eles. Cara, nao achei ninguem, parei e comecei a pensa o que eu ia fazer. Eu tava cagado. Presta atençao na minha situaçao. Fazia um mes que eu tava aqui, nao sabia uma palavra em chines, nao sabia onde eu tava, onde eu morava, o nome das pessoas da minha familia, o telefone de niguem, ateh nao sabia quem meu era, eu tava ferrado. Fim da historia, resolvi voltar pro cruzamento onde eu achava que a gente tinha seguido caminhos diferentes. Acabei dando sorte, o resto do comboio percebeu a minha falta e quando eu chego no cruzamento encontro eles me esperando, brancos, mais assustados que eu. Quase infartei heheheheh.
Porem, esse nao foi a ultima. Nesse ultimo fim de semana, depois de muito tempo sem me perder, eu achava que ja tava craque no caminho de casa e pra universidade, nao eh que acabo me perdendo de novo, e essa sim, foi pior, mas sob circunstancias diferentes.

Tudo começou comigo e com a Isabel indo almoçar na casa duma guria aqui de Taiwan, amiga nossa. Dai a gente almoço e de tarde resolvemos ir pro Jazz Festival que tava acontecendo num parque da cidade. Nos iamos nos encontrar com uma professora la, nome dela eh Joey e ela eh o anjo que vai me salvar nessa historia.
Entao, era umas 5 horas da tarde a gente chegou no parque e encontrou a Joey e ficamos por la, apreciando (to lendo muito) o festival. Muita gente, gente de tudo que eh tipo, muito estrangeiro, varias bandas se apresentando, feira de artesanato, lojinha que vende de tudo e muita coisa pra come. Acho que tinha umas 50 tendas vendendo comida e bebida.
Um adendo sobre isso, aqui eh comum ter esse tipo de programa e o melhor eh que tudo funciona perfeitamente e nao tem estresse nenhum. Todas as pessoas aproveitam seja o que for que esteja se apresentando (musica, teatro, dança, feira de animais...) e ninguem eh roubado, nao tem briga, todo mundo aproveita e se diverte sem se preocupar com nada.
Bom, voltando pra historia de eu me perder, passado um tempo a gente resolveu procurar o que comer, estavamos circulando pelo parque quando eu escuto umas gurias conversando em Portugues. Parei, comecei a pensar se era mesmo Portugues o que eu tinha escutado ou se tava imaginando coisa, mas na duvida voltei e perguntei se elas era brasileiras. Graças a Deus eram. Eram 2 brasileiras e 2 mexicanas. Quase 2 meses aqui e nao tinha encontrado ninguem do Brasil ainda, ja tava esquecendo como era falar Portugues. Bom, pra encurta a historia, ficamos nos todos conversando, era uma mistura de portugues, espanhol, ingles e chines hehehe, muito massa. Ja era umas 7 e pouco da noite a Isabel e Joey queriam ir embora e eu cheio de confiança achando que sabia voltar pra casa resolvi ficar. A gente continuou por la, tomando umas cerveja e conversando ate que la pelas 8 e meia fui pra estaçao de onibus pra ir pra casa. O meu onibus eh o 6100, o que eu nao sabia era que esse onibus ia pra 2 direçoes. Adivinha a direçao do onibus que eu peguei, a que ia pros quinto dos inferno. Subi no bus e sentei no primeiro banco do lado do motorista pra presta atençao onde tinha que descer. Passou todo o percurso do onibus e nada do lugar onde eu tenho que descer aparecer. Acabei descendo no ponto final da linha desse onibus, num outro distrito da cidade, longe, mais longe mesmo, uns 40 minutos de distancia da minha casa.
Se isso acontecesse no começo, a pouco tempo que estava aqui, certo que eu ia fica uns 2 meses sem sair de casa. Porem nao eh esse o caso e dessa vez foi tranquilo, resolvi o problema rapidinho, sem preocupaçao. Senao vejamos, agora eu ja sabia onde eu tava, e eu tinha o celular da professora que tava comigo no parque. Ela previu que eu ia fazer bobagem e antes de ir embora naquela noite, ela me disse, 'pega o numero do meu celular, me liga caso tu precise' (meu anjo da guarda chamadk Joey). Desci do onibus, fui numa loja de conveniencia, pedi pra uma guria que trabalhava la pra ligar pro numero que eu tinha e falar onde eu tava pra Joey ir me buscar.
Bem mais tranquilo neh, esperei uns 40 minutos e enfim cheguei em casa, sao em salvo.

Provavelmente essas nao serao as unicas vezes que eu me perca, desligado e esse senso de direçao maravilhoso que eu tenho, certamente irei me perder. Assim, esperem que quando acontecer, contarei pra voces.

Valeu pessoal. Bjo a todos.
Saudades.
Fui.

Mae, to sempre contigo.

2 comentários:

  1. cara, tu ta escrevendo muito, lendo muito mesmo!! quantos anos tem o anjo Joey?? gata??

    ResponderExcluir
  2. hAUhiai badinha. tu só nao é mais burro por falta de espaço

    ResponderExcluir